De: 21 Para: 11
Oi, Larissa, como você está? 10 anos, hein! Cara, passa muito rápido, nem consigo te explicar o quanto. Nesse exato momento você está entrando na segunda parte do ensino fundamental, uma pré-adolescente a caminho de ser uma adolescente. Você acabou de mudar de escola, está indo para uma escola pública ai do seu bairro que exibe uma realidade diferente da que você conhecia até então. Um novo universo se abre diante de você e eu me lembro muito bem como você se sentiu: confusa. Olha, não queria falar não mas você continua se sentindo confusa, mas a perspectiva muda muito. Vou te contar algumas coisinhas que eu gostaria que você soubesse:
1. Sabe esses bullies? Não ligue para eles!
Olha, você é muito doce para mandar eu me foder diante dessa afirmação, já que esse negócio de "não ligar" não é tão fácil quanto parece na teoria. É foda. Você convive com essas pessoas durante horas o suficiente para esse ser seu círculo social. Você está entrando numa fase em que tudo está sob uma lupa. O mundo parece tão pequeno... mas não é. Agradeço a você por ter sobrevivido por nós. Esses idiotas foram horríveis sobre nosso cabelo, nosso corpo, nossa personalidade. Mas eu te garanto que você em breve estará em outro lugar (tanto abstratamente na vida quanto espacialmente em relação a ambiente). Essas pessoas não vão ter nada com a sua vida e você não vai conseguir se importar com elas pois terá prioridades e coisas reais com as quais se importar - como pessoas que te amam e seus lindos projetos. Muitas dessas pessoas ai você não vai lembrar nem o nome. Só lembrará delas quando algo aparecer no facebook e você se realizar que conhece aquela pessoa de algum lugar...
Sem colocar mérito nisso, mas estão todas feias e na pior. Você está melhor - e isso não se trata de estar acima, mas sim de estar bem consigo. Isso mesmo, sem pisar na cabeça de ninguém.
2. Seja AUTÊNTICA
Olha, você não tem um estilo ainda e tudo parece desconfortável. É nesse momento que você perceberá como pessoas da sua idade não fazem nada além de criar modismos sociais estúpidos. Vão te encher por conta da calça que não é jeans, por conta do sutiã que não é de bojo, por conta da mochila das princesas (meu deus, você tem 11 anos!). Chegará a um ponto horrível no qual você vai viver sempre com medo de estar inadequada na escola e de ser zoada. Aguente firme. Em breve você vai ter mais liberdade consigo, vai se conhecer mais, vai saber como quer se apresentar. Valorize sua personalidade e seus gostos pois o mais importante sobre você é isso: a pessoa autêntica que é. Sempre existirão pressões para você se homogeneizar no meio pois a sociedade funciona assim. Os outros nos constituem na nossa troca diária. A minha recomendação é encare tudo e absorva aquilo com o que se identifica. Ser igual é muito chato, ser diferente por ser é vazio. O equilíbrio é sempre se abrir e não deixar que os outros te digam o que é chato e o que é legal. Quem tem que se medir é você.
3. Sobre aparência
Eu queria te dizer que não, aparência NÃO é tudo. Continue a investir nos estudos, em ser uma pessoa agradável, em saber conversar e se colocar no mundo. O primeiro contato é aparência mas confia em mim quando digo que é impossível alguém tolerar outro ser humano somente pela beleza. Dito isso, sei que diversos incômodos surgiram e sei que não se sentir bem consigo mesma faz diferença. Você vai lutar durante vários anos com essas espinhas nas bochechas e posteriormente com a marca delas. Sinto em dizer que é só com 20 anos e um tratamento adequado com uma dermatologista que isso se resolve. Você nesse momento se sente estranha e feia, quando usa maquiagem acaba não sabendo o que fazer e fica tudo tão carregado, seu corpo te parece disforme e você não sabe o que fazer com seu cabelo. Larissa, confia em mim, vai melhorar. Minha recomendação é que pare de se maquiar pois você não sabe fazer nada decente ainda. No futuro você vai aprender a se maquiar e vai ser ótima nisso (modéstia parte); a questão é que vai passar a maior parte do tempo sem maquiagem pois se sente confortável com sua pele. Vai levar um tempo com essas mudanças hormonais em relação ao corpo, mas tenha paciência. Sua saúde irá melhorar, as coisas vão para o lugar certo. Parece até mágica, sério - um dia você acorda e percebe que as coisas tão onde deveriam estar. Posso dizer que hoje em dia luto por nossa autoestima todos os dias, afinal, existem altos e baixos. Mas uma coisa afirmo: você é linda. Nunca deixe ninguém te fazer duvidar disso. Como eu disse anteriormente, priorize VOCÊ se sentir confortável. Foda-se essa sensação de patinho feio. Você sabe como a história acaba né?
Bem, eu diria que somos um belo cisne.
4. Daniel, BV e amor
Esse menino que tu gosta é uma piada. Você vai passar tanta vergonha por esse moleque que se acha muito melhor que você. Vai ser uma coisinha muito inocente e vai te assustar muito ter contato com a realidade e ver que a galera tá muito mais a frente de você. Na real, seu primeiro beijo será aos 15 e somente aos 18 que você vai entender direito como essas coisas funciona. Sim, você é meio atrasadinha e isso faz parte do seu tempo. Não se deixe levar pelas pressões, não faça nada diferente. Vai ser um grande baque quando você ver que o seu primeiro beijo não foi com alguém especial e pela qual você estivesse apaixonada, que na vida as coisas não são tão românticas quanto na nossa cabeça. Falar sobre o amor contigo talvez seja a coisa mais abstrata até esse momento pois eu não tenho nenhuma recomendação. No momento atual estamos aprendendo tudo a duras penas e nem eu sei direito o que é o amor. Mas sei que a gente tem sempre que ir se abrindo e conhecendo, fazendo coisas quando nos sentimos bem com outras pessoas. Não tente apressar nada. Essa galera que fica falando demais não faz nada; e se tiver fazendo mesmo não é tão bom pois quem faz não fala. Apenas vive.
5. Estudos
Continue estudando, continue abrindo seu mundo. Pense grande, sonhe alto. Seja crítica, não se contente com a sua realidade. Você vai ficar surpresa aonde isso vai nos levar. Larissa, posso te dizer uma coisa: que mulher forte nos tornamos!
Viva o conhecimento, viva ter um universo aberto onde quer que você vá. É a coisa mais gostosa do mundo - todo dia se interessar pelo mundo e por como ele funciona. Isso vai te fazer muito bem. Mantenha essa curiosidade, continue indo a biblioteca e abrindo sua cabeça na internet.
5. Goiânia
Você odeia Goiânia e acha que não há nada para você nessa cidade, que ninguém mora aqui, que nada acontece. Sinto em dizer mas isso se aplica somente pela razão de que seu mundo é pequeno pois não há muito o que fazer quando você tem 11 anos. Mas a medida que você for conhecendo e crescendo você vai amar essa cidade. Mesmo que continue desejando ir embora isso será mais sobre o campo de possibilidades que é vivenciar o mundo do que uma vontade de fugir. Você não vai embora pois somente fora vai ser feliz. Quando a gente sair daqui vamos dar continuidade a uma história que já é feliz. Viva a Goiânia e sua cultura, suas comidas, sua cultura, seus lugares e todas as coisas que te fazem feliz na sua terra! ♥
Comentários
Postar um comentário